quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Eliab Alves e a Arte do Jiu-Jitsu


Desde quando Eliab Alves morava em Nova Cruz, ele sempre gostou de brincar de luta com seus primos e seu irmão Aarão Alves. Um dia, um amigo chamado Dickson o chamou para brincar na academia do tio, Aluei, a academia estava fechada e então ele foi. Ele, o Dickson e seu  primo Jackson resolveram fazer uma "competição" de Jiu Jitsu, só os três. Mesmo sem saber nem pra onde ir, ou seja, não tinha a menor noção do que seria essa luta, ele ganhou  a "competição". Daí nasceu tudo,
sempre gostou de ver lutas e brincar de lutador, assim disse Eliab Alves na entrevista, e depois disso a vontade só aumentou, o Espírito do Esporte falou mais alto no coração desse grande atleta.
Eliab só passou  a treinar dois  anos após essa experiência, o mesmo ficou  sabendo que Carlos Carvalho (seu  treinador) estaria  com a ideia de iniciar uma turma de Jiu Jitsu na academia de Peron Lisboa. (Goianinha RN)
Para Eliab Alves sua base maior é Deus quem dar força, e coragem para continuar sempre em frente, e foi na Academia de  Peron Lisboa e Rafael Lisboa que Eliab Alves iniciou sua caminhada, segundo Eliab tudo que aprendeu, tudo que sabe hoje no Jiu Jitsu, grande parte deve respeito ao mestre Marcelo Caneta, Professor Carlos e ao Fernando Braga. Posso dizer que esses três foram os três pilares que me levantaram no Jiu Jitsu.  Perguntamos a Eliab como ele traduz o espirito desta prática de esporte nos dias de hoje: 
Pois é! traduzo o Jiu Jitsu como um estilo e uma filosofia de vida, como você disse, é uma arte marcial Japonesa. Na sua origem, ela foi desenvolvida por monges que precisavam se defender de ladrões, saqueadores que os assaltavam quando eles faziam suas viagens. Mas os monges queriam desenvolver uma técnica que surpreendesse os seus oponentes sem precisar machucá-los. Daí nasceu o Jiu Jitsu..
..por isso eu gosto tanto do Jiu Jitsu e o considero como estilo e filosofia de vida, é muito bom você saber o que pode fazer com qualquer pessoa para se defender, mas não se utiliza do que sabe, porque como filosofia de vida, esta arte não te ensina a machucar ninguém, e sim ter alto controle do que você sabe. Perguntamos também a Eliab o que mudou em sua vida após ele ter ido fazer parte deste mundo esportivo que envolve essa arte chamada Jiu Jitsu: 
 Depois que começei a treinar Jiu Jitsu, eu me vi tornar uma pessoa mais paciente, mais pensativa, mais ativo na tomada de decisões. É uma ótima sensação, eu recomendo a todos!  
 Eliab Alves Pereira nasceu em 30 de Julho do ano de 1993, hoje com 17 anos de idade tem pensamentos bem grandes e fixo em relação ao seu futuro no Jiu Jitsu, além de adaptar essa arte em sua vida, ele pretende participar de grandes competições. No ano passado Eliab Alves teve a oportunidade de participar de várias competições, inclusíve, o campeonato europeu na Itália e o campeonato mundial em Abu Dabi. Mas por motivos maiores não pôde participar. Como ele mesmo nos disse, os pais não estão muito de acordo com ele nessa prática de esporte. Perguntamos a Eliab se ele pretendia ter esse esporte apenas com práticas normais para o seu cotidiano, ou se ele pretende levar a sério, mesmo enfrentando alguns obstáculos e uma mensagem de vida para os que tem o Espírito Esportivo no Sangue:

A mensagem de vida que aprendi com o Jiu Jitsu, é a mesma mensagem que vi muitas vezes em filmes de superação, só que dessa vez eu estava sentindo realmente como aquilo funciona. É algo como Davi e Golias, adversário maior que você, as vezes com grandes desigualdades de peso, é uma sensação indescritível, só quem pratica, é quem pode saber, é
 da mesma forma que existem as superações diárias em nossas vidas. Podemos considerar cada treino como uma superação, não é pra todo mundo sair do conforto de sua casa para vestir um kimono muitas vezes bem sujo, as vezes ir ao treino e levar muitos puxões, rolar não chão em busca da vitória, pra mim é uma superação, é você aprender a lutar contra si mesmo, é como o mestre Carlos fala: "Precisa correr no sangue" é só pra guerreiros!!!
Se você se considera um vencedor, um guerreiro, uma pessoa que supera todos os obstáculos da vida, então pode ter certeza que existe um lutador de Jiu JItsu dentro de você. Apartir dai, a escolha é sua, cai pra dentro e mostre aos outros que uma vida corrida e complicada não é o bastante, assim nos disse Eliab Alves. Mostre o quão grande é você ao vencer a si  mesmo em cima do tatame. ( Na foto Eliab Alves e o Prof. Carlos) 




(entrevista cedida ao Blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário